quinta-feira, 26 de abril de 2012

CÓTIS III (12 – 19 d.C.)

Cótis III dos sapeanos é também conhecido como Cótis VIII em termos dinásticos, pois houveram muitos reis trácios odrísios e asteanos chamados Cótis. O nome era popular entre os reis trácios. Estava associado a deusa Cotito uma deusa ligada a cultos orgiásticos. Mas o nome faz referência a combate, guerra. Cótis III viveu entre os séculos I a.C. e d.C., morrendo no ano 19. Ele foi um rei da linhagem sapeana tendo governado o leste da Trácia sob a suserania de Roma. Cótis era filho e herdeiro de Remetalces I, rei trácio sapeano e rei-cliente do Império Romano, com Pitodoris I da Trácia. A mãe de Cótis é unicamente atestada através de evidências de numismática, que exibem sua imagem e seu título real de rainha Pitodoris.  Quando Remetalces I morreu (12 d.C.), Augusto dividiu o reino da Trácia em dois: uma parte para seu filho Cótis III e outra metade para Rescúporis II, o irmão remanescente do rei defunto. O historiador romano Tácito (55-120) afirma em seus Anais (2.64) que Cótis recebeu as regiões cultivadas, na zona litorânea, com muitas vilas e com as cidades gregas da Trácia, enquanto Rescúporis recebeu a região do interior, mais selvagem e cercada de inimigos em suas fronteiras.
3301 Rhoemetalkes I Rex Thraciae AE
Moeda trácia com as efígies do imperador Augusto e da imperatriz Lívia (à direita) e
do rei Remetalces, da rainha Pitadoris e do jovem Cótis III (à esquerda)
Não se sabe muito sobre o início da vida de Cótis. Cótis se casara com Antônia Trifena, uma princesa do reino do Ponto, na Ásia menor, que era a filha do rei Polemon I e rainha Pitadoris, também reis-clientes de Roma. Ela era da grega da Ásia e de ancestralidade romana. A mãe de Trifena era neta do triúnviro romano Marco Antônio (53-30 a.C.), que disputara o controle de Roma com Augusto. No entanto, detalhes da relação entre Trifena e Cótis são desconhecidos. Os filhos de Cótis III com Trifena foram: Remetalces II, que o sucedeu no trono; a filha Gepepiris, que se casou com o rei Tibério Júlio Aspurgo do reino do Bósforo; Cótis IX, que se tornou rei cliente de Roma sobre a Armênia Menor ; a filha Pitodoris II que se casou com seu primo em segundo grau o rei trácio Remetalces III. Os filhos de Cótis e Trifena crescem fazendo parte da notável corte de Antônia, a Jovem, em Roma. Essa Antônia era tia materna de Antônia Trifena e se dedicou a educar príncipes e princesas de vários reinos clientes de Roma. Tácito descreve Cótis como um homem de "disposição gentil, de boa índole e costumes". O poeta romano Ovídio escreveu uma epístola endereçada a ele. Ovídio alude ao gosto cultivado de Cótis pela literatura, reivindicado favor e proteção como um irmão poeta.
1258 Cotys III (XI) & Rhaescuporis II (IV) Reges Thraciae AE
Meda trácia do reinado de Cótis III e Rescúporis II
 Rescúporis II pretendia anexar os territórios de Cótis III, no entanto não era possível fazê-lo por medo de Augusto, que dispusera a divisão do reino trácio e tinha as legiões romanas para garantirem sua vontade. No entanto, quando Augusto morreu em 14 d.C., Rescúporis II decidiu concretizar suas ambições. Tácito descreve o caráter como "traiçoeiro, feroz e ambicioso”. Rescúporis II esforçou-se para anexar “harmoniosamente” o reino do sobrinho, mas como Cótis lhe resistiu o propósito, Rescúporis planejou matá-lo. Rescúporis convidou o sobrinho para um banquete para falsamente ratificar um tratado entre eles. Cótis foi aprisionado pelo tio que se apossou de seu reino. No ano 19, na iminência de uma interferência romana para resgatar Cótis e levá-lo sob custódia, Rescúporis mandou matar o sobrinho (segundo Tácito, preferia ser acusado de um crime consumado do que da tentativa de um crime), porém disse que o mesmo se suicidara. A esposa de Cótis e seus filhos fugiram da Trácia pra Cízico na Ásia Menor. O novo imperador romano, Tibério, em 19 ainda abriu um inquérito sobre a morte de Cótis. Rescúporis foi condenado pelo Senado romano e exilado para Alexandria no Egito. Ao tentar escapar, foi morto pelos soldados romanos. O filho de Cótis III, Cótis IV, assumiu o reino em cogoverno com sua mãe, Antônia Trifena.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cotys_III_(Sapaean) http://hourmo.eu/27_Reges_Thraciae/Kotys_XI_&_Rhaeskuporis_IV/Index_Kotys_XI_&_Rhaeskuporis_IV.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário