sábado, 21 de abril de 2012

REMETALCES I (15 a.C. – 12 d.C.)

Remetalces I foi um rei trácio do início do Império Romano, inicialmente rei do reino dos sapeanos e posteriormente rei também do reino dos odrísios a partir de 11 a.C. até 12 d.C. É provavelmente o filho de seu antecessor, Cótis II dos sapeanos. Ele era cunhado do rei asteano Cótis VII e tio e guardião do príncipe e futuro rei asteano Rescúporis II. Remetalces era um fiel aliado de César Augusto, o primeiro imperador romano. Ele era um descendente direto do rei trácio Cótis I, fundador do reino dos sapeanos, e filho do rei Cótis II e com uma mulher de nome desconhecido. Remetalces I era o filho do meio, que tinha um irmão mais velho chamado Cótis e seu irmão mais novo foi Rescúporis II. Durante a guerra civil romana após o segundo triunvirato, Remetalces toma o lado de Marco Antônio contra César Otávio (futuro Imperador Augusto). Após a batalha de Áccio em 31 a.C. o rei sapeano passa para o lado de Otávio, o vencedor e agora senhor inconteste do Império Romano. 
705 Rhoemetalces I Rex Thraciae AE
Moeda com as efígies de Augusto e Remetalces I
Em torno de 18 a.C. o rei Cótis VII, chefe do Estado trácio asteano-odrísio, morre, e Remetalces se torna o guardião de seus filhos, incluindo Rescúporis II, o novo rei. Os bessos, um povo da Trácia, mantiveram-se independentes de Roma, atacando províncias trácias aliadas do Império Romano liderados por Vologeses, sumo sacerdote do santuário de Dionísio em Haimos. Os bárbaros são repelidos por um exército romano auxiliado por seus aliados trácios. Nos anos 13 - 11 a.C. Remetalces e seu sobrinho Rescúporis são novamente atacados pelos bessos. Este ataque é mais grave do que seu antecessor e Rescúporis é derrotado e morto. Remetalces também é derrotado, mas consegue escapar, refugiando-se no Quersoneso trácio (atual península de Galipoli na Turquia européia).Toda a Trácia cai nas mãos dos bessos, que ainda atacam as províncias romanas da Ásia e da Macedônia. 
O Império Romano no ano 1 d.C.: A Trácia é um reino-cliente
 O governador da província romana da Panfília, Lúcio Calpúrnio Pisão, foi enviado contra os bessos na Trácia. Derrotados na primeira batalha, os romanos conseguiram se recuperar e derrotar os bessos e seus aliados. Pisão, no entanto, leva três anos para pacificar a região e colocar um fim a revolta trácia. Uma vez que os bessos estavam derrotados, Augusto confia a Remetalces também o reino trácio dos odrísios, que não tinha soberano desde a morte do último rei asteano, Rescúporis II. Algumas partes das terras dos asteanos foram anexadas por Roma. Resta apenas o reino odrísio na Trácia, liderado pelos príncipes sapeanos. No ano 6 d.C., durante a Grande Revolta da Ilíria (rebelião de povos ilíricos contra o domínio romano ocorrida entre 6 e 9 d.C.), Remetalces se uniu às forças romanas para combater os dálmatas e panônios.
Artefato trácio
Remetalces combateu na Macedônia e, inclusive, conseguiu matar um dos líderes da revolta. O Imperador Augusto agradeceu-o por esses serviços por meio de vários prêmios. Ao nome do rei da Trácia foi acrescido o prenome de Caius Iulius (Caio Júlio), indicando a outorga de cidadania romana ou equivalente; e também tornou-se arconte epônimo (membro da assembleia dos nobres dirigentes da vida religiosa da cidade) de Atenas para o 9 º ano d.C. Segundo o historiador romano Tácito (55-120 d.C.), Remetalces era um rei "atraente e civilizado", um alto elogio de uma romano em relação àqueles que eles consideravam bárbaros. O rei morreu por volta do ano 12 e seus estados, aliados de Roma, são divididos em duas partes, distribuídas entre o filho e o irmão do falecido rei: Cótis III (também conhecido como Cótis VIII) e Rescúporis III. Cótis, que era filho do rei com a rainha Pitadóris da Trácia, recebe a região perto da costa e das colônias gregas. Rescúporis, a região selvagem e inculta do interior, exposta a ataques hostis dos povos vizinhos. De tal divisão, surgirão conflitos inevitáveis.
Moeda trácia com as efígies de Remetalces, Pitádoris e Cótis


FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Rh%C3%A9m%C3%A9talc%C3%A8s_Ier
http://hourmo.eu/27_Reges_Thraciae/Rhoemetalkes_I/Index_Rhoemetalkes_I.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Cotys_III_(Sapaean)
http://www.thracefoundation.com/bg/news/?id=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário